sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia 20 de Novembro é Comemorado a Conciência Negra

 



“A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Educação Inclusiva

História do Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.



terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ser criança

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber por quê.
Ser criança é querer ser feliz. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.

Para você que nunca esqueceu como é ver o lado doce da vida…


brincadeiras antigas.wmv

Ser criança é sempre ver o lado positivo da vida!


Cantinho da Criança - Brincar de amarelinha.mp4

O que é ser criança?

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Reflexão sobre o papel do Professor.






Resumo do "Filme Como estrelas na terra toda criança é especial"


O filme se passa na Índia, conta a história de Ichaan Awasthi, uma criança de nove anos de idade que não escrevia, nem lia bem, era meio desligado das coisas e o seu comportamento provocava reclamações aos pais. Até que um dia, ele mata a aula de matemática porque não tinha feito o dever de casa, e pediu que seu irmão escrevesse um atestado falso para mostrar a professora no dia seguinte.
Tudo correu bem, mas pouco depois de seu pai chegar de viagem, ele lia seus jornais quando encontrou, no meio dos papeis o atestado. Esta foi a gota d’água, seus pais foram a escola e descobriram tudo. Como seu pai vivia dizendo que ia colocá-lo em um colégio interno, foi o que ele fez. No início Ichaan chorou muito, por que por mais que ele tentasse ler e escrever, não conseguia, e por isso, frequentemente ficava de castigo. Vivia muito triste e sozinho, nem pintava mais, o que ele adorava fazer.
Certo dia, na aula de artes, veio um professor substituto que animou a turma toda, mas nada animava Ichaan. Quando o professor se aproximou dele e viu o seu olhar, ele preocupou-se porque era um olhar de solidão, e procurou saber qual era o problema de Ichaan, seu colega contou que ele não conseguia aprender e também queria voltar para casa.
Então o professor foi mais a fundo observar os cadernos de Ichaan e diagnosticou que ele tinha “dislexia”, que é caracterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras, apresentando dificuldade na associação do som a letra, costumam trocar letras (b com d), ou escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, “asac” para casa. Sabendo isto, seu professor foi comunicar a sua família a situação do mesmo. Quando chega lá, se surpreende com as pinturas de Ichaan, e fala para eles que Ichaan não pinta mais e que tem dislexia, seu pai era um homem muito orgulhosos e não queria aceitar a realidade.
O professor de Ichaan vê-se comovido, uma vez que o mesmo também tinha dislexia quando criança; e a partir daí, tenta de todas as maneiras ajudá-lo, e aos poucos vai aprendendo separadamente com o professor, e acaba se desenvolvendo tanto na leitura como na escrita. É planejada uma competição artística de pintura, e Ichaan vence com o seu professor em segundo lugar. Sua infância toma uma nova direção.
O filme mostra a falta de cuidado e de atenção com a maioria das crianças. Mostra o papel principal do educador para a base formada de um novo ser, ressalta as condições das escolas em aos alunos com alguma dificuldade na aprendizagem, enfim, o filme é uma lição de comprometimento com a educação.

Diversos textos bem divertidos para praticar a leitura.


Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar



Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar





Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar





Gif escolar          Gif escolar





Gif escolar          Gif escolar





Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar


Gif escolar          Gif escolar



Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar




Gif escolar          Gif escolar


Gif escolar          Gif escolar





Gif escolar          Gif escolar